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SISTEMA DE GRADUAÇÃO EM WUSHU SANDA - BRASIL

 

Nota de Esclarecimento pela Confederação Brasileira de Kung Fu Wuhu

 

Sanshou ou Sanda

 

 

Em 1993, na Malásia houve uma discussão para que fosse definida qual nomenclatura que seria adotada para identificar melhor a modalidade de luta chinesa e nesta ocasião foi determinado o Sanshou como a terminologia oficial para ser usada pela IWUF (International Wushu Federation). No ano 2010, houve uma nova discussão a respeito do mesmo tema. Desta vez a própria IWUF reconheceu que o termo que se enquadraria de forma mais apropriada para a nossa modalidade seria͞ "Sanda" e que, até mesmo porque, o termo se tornou mais conhecido internacionalmente, inclusive entre as modalidades de lutas profissionais; como o MMA. Desta maneira a IWUF começou uma campanha inversa, solicitando que todas as filiadas (Federações Nacionais), que a partir de agora, começassem a utilizar o termo "Sanda". No Brasil foram feitas estas mudanças de forma paulatina, divulgando aos filiados, professores, atletas, árbitros, praticantes e simpatizantes em geral, a nova adoção. Acredita‐se que em poucos anos o nome Sanda se tornará mais forte e representativo que o termo Sanshou. Em mandarim o termo Sanda além de ser o mais conhecido, é o mais apropriado para descrever a nossa modalidade. Para referência, Sanda é a aplicação prática de uma modalidade que se chama ou se chamava Sanshou.

Autor:         Professor João Guedes 

Orientador: Professor Marcus Vinícius F. Alves

Prefácio

A elaboração do Sistema de Graduação em Sanda Brasil representa uma época de organização e avanços na modalidade em nosso País. Essa estrutura foi construída por meio de métodos aplicativos, nas dimensões fundamentais e educativas. Acredita-se que por meio da disseminação de informações organizadas, o fortalecimento da atividade num todo, será uma realidade que fará parte de um processo evolutivo e natural. Esta proposta incorpora os mais recentes conhecimentos de uma metodologia moderna, seguindo caminhos pedagógicos do simples ao complexo. Os conteúdos aplicados permanecem fiéis à tradição e a abrangência que o Wushu Sanda proporciona. A descrição dos conceitos específicos e filosóficos que alicerçam o projeto inclui fragmentos práticos necessários que pretendem ser úteis, para esclarecer e evoluir de forma direcionada um especialista ou um novo graduado ao título de professor em Sanda. As três fases distintas que, alicerçam a proposta, darão ao estudante subsídios necessários para o estudo, prática e apreciação nas visões desportiva e marcial.

 

A 1ª fase do Sistema de Graduação incorpora três níveis onde, princípios importantes foram empregados e analisados em detalhes, incluíram-se várias informações consideráveis para a construção simples e de fácil absorção por parte do estudante. A fundamentação dirige de forma sólida as diversas técnicas que sofrerão variáveis futuras ao longo da evolução do aprendiz.

 

A 2ª fase provê uma série de situações descritas e intencionadas a induzir o estudante ao um percurso de maior dedicação e comprometimento. Nesta fase que implica primeiramente o quarto e subsequentemente o quinto nível do Sistemade Graduação são muitas as informações, desde técnicas que buscam variações e um repertório complexo que exigirão habilidades refinadas, a conhecimentos ao trato da saúde do aluno. Neste sentido, foi desenvolvido um curso específico de primeiros socorros em dois momentos. No primeiro momento, intentam-se preparar profissionais da área da saúde indicados pelas filiadas para que eles possam instruir de forma direcionada os requerentes ao grau de instrutor (5ºNível). No segundo momento, intentam-se contratar médicos preparados para assumir um Departamento Médico em uma área de esporte de combate. No sexto nível apresentam-se informações designadas à formação com métodos que incorporam compreensões pedagógicas. O objetivo é proporcionar conhecimentos fundamentais da área especifica bem como regulamentos, metodologias, periodizações e psicologia.

 

A 3ª fase estende-se a recursos técnicos rebuscados no Wushu Sanda que ultrapassam a grande gama de conteúdos táticos e elementos subjacentes as fases anteriores. Neste sentido, na sétima e oitava seção, organizou-se métodos estratégicos e periodizações de alto rendimento. Na nona seção, o Sistema tem como propósito estimular o especializando a fundamentar-se na história e filosofiada Arte Marcial Chinesa a fim de prepará-lo com conhecimentos condizentes como nível e a legitimidade de sua conquista. Preocupamo-nos em limitar o dimensionamento das fases com uma gama maior de técnicas ou recursos, devido a proporcionar peculiaridades aos profissionais envolvidos, a fim de desenvolver cada vez mais uma política de competitividade sadia para a evolução da modalidade. O compromisso da CBKW adotar uma organização por meio de um Sistemade Graduação foi com o propósito de conseguir brevidade, clareza e simplicidade para a nossa atividade função, arte marcial e esporte.

 

 

 

Sumário

Parte I

 

Programa de Formação

sumario

Apresentado e oficializado na Assembléia Geral da CBKW de 15 de outubro de 2008 por ocasião do XIX Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu

 

Introdução

Justificativa

Critérios

Formação

Objetivo

Exames Realizados pelas Associações / Academias Filiadas

Exames Realizados pelas Federações Filiadas

Exames Realizados pela CBKW

Conceituação dos símbolos de Graduação

Padronização das Estrelas da Graduação

Compromisso

Programa para Primeiro Nível

Programa para Segundo Nível

Programa para Terceiro Nível

Programa para Quarto Nível

Programa para Quinto Nível

Programa para Sexto Nível

Tabela de Avaliação

Nomenclatura e Descrição das Técnicas

Código das Projeções e Nomenclaturas

Códigos das Antecipações e Nomenclaturas

Quadro de Graduação

INTRODUÇÃO

 

Sabe-se que a aplicação de um sistema de graduação confere uma visão de sustentabilidade em uma escola marcial, pois ela expõe e "disponibiliza" conteúdos programáticos à sociedade, ao mesmo tempo em que promove um caminho de evolução por parte do estudante. Assim, a instituição compromete-se de forma esclarecedora com o desenvolvimento de sua atividade.

 

JUSTIFICATIVA Dentro do contexto da transparência, justifica-se que a graduação além de incentivar o aluno dando-lhe objetivos, presta satisfação em nossa sociedade através de uma matriz curricular, o que mostra seriedade e organização. Por último, um nivelamento e capacitação técnica e pedagógica para com os profissionais envolvidos na modalidade.

 

CRITÉRIOS Referente aos critérios adotados para prestação de exame pensa-se que são parâmetros estipulados pela Confederação Brasileira de Kungfu/Wushu (CBKW) para uma padronização de um sistema, podendo ser alterada somente pelo departamento competente da referida organização. Em contrapartida, as variedades de técnicas são amplas e cada professor possui experiências em particular, podendo proporcionar ao seu aluno um adicional, definindo a identidadede sua escola. Quanto ao período adotado para formação de professor, tem como base, o tempo pré-determinado de um curso acadêmico ocidental.

 

FORMAÇÃO Sabe-se que é de extrema necessidade uma estrutura solidificada para orientare avaliar na formação de um novo profissional de qualquer área. Baseando-se nessa idéia, a CBKW pretende fortalecer o trabalho das Federações oferecendo o suporte necessário para que elas possam avaliar com critérios transparentes o exame para fase de instrutor, preparando os graduandos para um melhor desempenho em suas fases finais do programa de formação. Fundamentando-se neste contexto organizacional, devem-se adotar critérios no que se refere a processos pedagógicos, didática, metodologia etc. Desta forma, presume-se que a sustentabilidade de uma matriz currícular se fará presente, credibilizando o título de professor, o que melhorará a qualidade e apresentação do nosso esporte. Assim sendo, o órgão máximo do kungfu / wushu, CBKW, responsabilizar-se-á na finalização da formação em sanda de cada indivíduo, adotando o cumprimento das matérias previstas.

 

OBJETIVO Com esta medida de trabalho de apoio, objetiva-se uma evolução em nosso ensino e esporte, bem como na qualidade técnica, física e teórica dos nossos alunos, o que tornará cada vez mais, o sanda um esporte seguro e de expressãono mundo da luta; além de transparecer uma estrutura solidificada, competente e com ideais definidos.

Introdução

EXAMES REALIZADOS PELAS ASSOCIAÇÕES / ACADEMIAS FILIADAS

Os exames que serão realizados pelas associações / academias deverão ser cobrados conforme a realidade social de seus dependentes. A promoção, conforme a graduação dos níveis I, II, III e IV, será somente reconhecida pela federação local, se as respectivas organizações estiverem devidamente filiadas ao órgão competente do seu estado e suas sistemáticas de ensino estiverem seguindo os padrões da CBKW. Associações / academias que promoverem exames de suas competências deverão informar e registrar as promoções em um período hábil de até trinta dias à sua respectiva federação. Caso contrário, o nível adquirido pelo estudante, não será reconhecido oficialmente pela Federação do seu Estado.

EXAMES REALIZADOS PELAS FEDERAÇÕES FILIADAS

Os exames que serão realizados pelas federações deverão ser cobrados conforme a realidade social de cada região. A promoção, conforme graduação de instrutor (5º Nível) será somente reconhecida pela CBKW, se as respectivas organizações estiverem devidamente filiadas e suas sistemáticas de ensino estiverem seguindo os padrões da CBKW. Entretanto, será necessária ainformação das federações que realizarem promoções para o 5º Nível. O prazo máximo para oficialização junto a CBKW será de trinta dias. A referida oficialização deverá ser feita por escrito.

EXAME REALIZADO PELA CBKW

Os locais definidos para a graduação de professor serão na Sede da Seleção Brasileira ou no Estado do qual o graduando é oriundo. Neste sentido, será necessário agendamento através de um requerimento por parte da federação envolvida, com no máximo, quarenta e cinco dias que antecede a data solicitada. O exame será realizado em três períodos em um mesmo final de semana, totalizando uma carga-horária de 9 horas.

CONCEITUAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA GRADUAÇÃO

Dentro de uma conceituação que encontra amparo no pensamento chinês 1, os símbolos da graduação (estrelas), seguem um formato de evolução que é dividido em duas fases com três sub-divisões em cada uma delas. O contorno da estrela representa o caminho para qual o aluno se prédispõea seguir e o preenchimento representa a fase na qual o aprendiz se encontra.

Exemplo:

1) Contorno prata (caminho para primeira fase), preenchimento preto (significa o bruto ou o não lapidado).

2) Contorno prata (caminho para primeira fase), preenchimento vermelho (processo de aprendizado em evolução ou transição).

3) A cor do contorno preenche o centro (caminho da primeira fase percorrido). Da mesma forma segue a segunda fase.

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EXAMES REALIZADOS PELAS ASSOCIAÇÕES / ACADEMIAS FILIADAS

Os exames que serão realizados pelas associações / academias deverão ser cobrados conforme a realidade social de seus dependentes. A promoção, conforme a graduação dos níveis I, II, III e IV, será somente reconhecida pela federação local, se as respectivas organizações estiverem devidamente filiadas ao órgão competente do seu estado e suas sistemáticas de ensino estiverem seguindo os padrões da CBKW. Associações / academias que promoverem exames de suas competências deverão informar e registrar as promoções em um período hábil de até trinta dias à sua respectiva federação. Caso contrário, o nível adquirido pelo estudante, não será reconhecido oficialmente pela Federação do seu Estado.

EXAMES REALIZADOS PELAS FEDERAÇÕES FILIADAS

Os exames que serão realizados pelas federações deverão ser cobrados conforme a realidade social de cada região. A promoção, conforme graduação de instrutor (5º Nível) será somente reconhecida pela CBKW, se as respectivas organizações estiverem devidamente filiadas e suas sistemáticas de ensino estiverem seguindo os padrões da CBKW. Entretanto, será necessária ainformação das federações que realizarem promoções para o 5º Nível. O prazo máximo para oficialização junto a CBKW será de trinta dias. A referida oficialização deverá ser feita por escrito.

EXAME REALIZADO PELA CBKW

Os locais definidos para a graduação de professor serão na Sede da Seleção Brasileira ou no Estado do qual o graduando é oriundo. Neste sentido, será necessário agendamento através de um requerimento por parte da federação envolvida, com no máximo, quarenta e cinco dias que antecede a data solicitada. O exame será realizado em três períodos em um mesmo final de semana, totalizando uma carga-horária de 9 horas.

CONCEITUAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA GRADUAÇÃO

Dentro de uma conceituação que encontra amparo no pensamento chinês 1, os símbolos da graduação (estrelas), seguem um formato de evolução que é dividido em duas fases com três sub-divisões em cada uma delas. O contorno da estrela representa o caminho para qual o aluno se prédispõea seguir e o preenchimento representa a fase na qual o aprendiz se encontra.

Exemplo:

1) Contorno prata (caminho para primeira fase), preenchimento preto (significa o bruto ou o não lapidado).

2) Contorno prata (caminho para primeira fase), preenchimento vermelho (processo de aprendizado em evolução ou transição).

3) A cor do contorno preenche o centro (caminho da primeira fase percorrido). Da mesma forma segue a segunda fase.

PADRONIZAÇÃO DOS SIMBOLOS DA GRADUAÇÃO

 

As graduações (estrelas) seguirão um padrão em todas as federações filiadas, conforme critérios estipulados pela CBKW. Seguem as medidas: 4cm de altura com espaçamentos entre cada uma de 1,5 cm. A aplicação da graduação começará de baixo para cima de forma subsequente, a partir de 3 cm da bainha da perna esquerda do calção, até completar o terceiro nível (primeira fase - estrela prata). Quando começar o quarto nível (estrela com contorno dourado e o centro preto) que irá até o sexto nível (segunda fase - estrela dourada), as estrelas da primeira fase serão retiradas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPROMISSO


Pensa-se que o nosso esporte está em um processo de transição, apresentando-se a uma nova fase, uma fase de sistematização e padronização, enfim, "um futuro próximo" de evolução organizacional.

Mais do que nunca, agora com uma estrutura de graduação de âmbito Nacional, o Sanda estará nas mãos de cada professor envolvido. Nesse sentido, espera-se por parte da CBKW, que cada orientador tenha discernimento e ética, comprometendo-se a cumprir com integridade o seu papel de educador, conscientizando e asseverando observâncias do programa de formação.

 

 

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